top of page

Já descobriram o estágio do seu câncer?

  • Foto do escritor: Luana Lessa
    Luana Lessa
  • 18 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de jun. de 2019


Antes de começar o meu processo de quimioterapia que baseado apenas nos meus sintomas a médica definiu como sendo de 6 ciclos (12 sessões), ela quis que eu fizesse um PET SCAN pra poder saber até que ponto essa doença estava no meu corpo. Mas, o que é o PET SCAN?


O exame de Pet Scan é uma tomografia computadorizada, ou seja, um exame de imagem utilizado para diagnosticar e verificar o desenvolvimento de um tumor. Ele é capaz de mostrar como o corpo está funcionando através de uma substância radioativa que é absorvida pelo corpo e a radiação é emitida e captada pelo equipamento que o transforma em imagem. O exame não causa dor, mas pode ser desconfortável pra quem tem claustrofobia pois o equipamento é fechado. Trata-se de um exame caro que muitas vezes não é coberto pelo plano de saúde e no SUS e ele só usado para investigação, diagnóstico e acompanhamento de alguns tipos de câncer. Esse exame permite visualização a nível celular pois é capaz de verificar a atividade metabólica das células. Ele feito através da administração do traçador por via oral ou venosa que geralmente é uma glicose marcada com uma substância radioativa. A administração deve ser feita em jejum de 4 a 6 horas e o pet feito uma hora depois para dar tempo do organismos absorver o traçador e o exame dura aproximadamente de 25 a 30 min. A leitura é feita por uma máquina que captura a radiação emitida e forma imagens. Nessa investigação, o consumo de glicose pelas células tumorais é maior e por isso, aparece como pontos mais densos onde houve maior consumo de glicose e com isso maior emissão de radiação.


Bom, é assim que funciona um exame de Pet e eu já realizei dois. O primeiro antes da quimio e o segundo após 2 ciclos para saber se meu corpo estava reagindo ao tratamento. Vou colocar aqui o resultado do primeiro pet pra vocês terem uma noção de como ele sai e como meu corpo está infestado de nódulos que nem eu sabia que estavam ali. A única coisa que diverge entre as minhas médicas é se a doença chegou a afetar minha medula e meus ossos. Todos esses pontinhos densos são os nódulos. São eles que tem que diminuir e dar resposta metabólica zerada para eu entrar no processo de remissão da doença. O resultado online do 2 pet já saiu e a boa notícia é que eu estou respondendo bem ao tratamento! Muitos nódulos diminuíram mais alguns ainda estão em hiperatividade. A notícia ruim é que apareceu um nódulo no meu pulmão de natureza inespecífica que a partir de agora deve ser investigado. Torcendo muito para que não seja nada porque né? Chega de câncer minha gente!


Com amor,


Lua


FONTE: https://www.tuasaude.com/pet-scan/

Comments


© 2023 por NO MUNDO DA LUA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page