O que é o Port a Cath?
- Luana Lessa
- 21 de out. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 24 de out. de 2018
Todo médico que lidou comigo e com as minhas veias percebeu que eu sou MUITO ruim de puncionar e eu sou traumatizada com essas enfermeiras que te furam 3 milhões de vezes até achar uma veia ou ficam procurando a veia com a agulha enfiada no seu braço. Com isso, logo após o diagnóstico o hematologista sabendo dessa minha condição de "veias ruins" solicitou a colocação do Port a Cath. Mas, o que é isso?
Para que serve?
O port é um tipo de cateter venoso central totalmente implantado. Consiste de um pequeno reservatório com um cateter inserido numa grande veia, que são colocados sob a pele do tórax ou braço durante um procedimento cirúrgico. É utilizado para a administração de medicamentos e uma opção segura para o manuseio de pacientes oncológicos. É formado por um reservatório e um cateter, sendo esse reservatório podendo ter formato cilíndrico ou cônico e ser feito de silicone, plástico ou titânio.

Como é colocado?
É feito um procedimento cirúrgico simples feito pelo cirurgião vascular e o paciente pode ir embora no mesmo dia, com duração de no máximo 1h. O reservatório fica embaixo da pele na região torácica.
Cuidados
Quando não estiver em uso para quimioterapia, precisará ser heparinizá-lo (ou salinizá-lo) uma vez por mês.
Vantagens X Desvantagens
- Durabilidade (até 2000 punções).
- Menor taxa de infecção.
- Evita punções frequentes.
- Conforto e mobilidade.
- Dispensa uso de curativos.
- Maior eficácia do tratamento, uma vez que não ocorrem episódios frequentes de flebites , trombose venosa e necrose por extravasamento da droga.
- Infecção.
- Obstrução por formação de coágulos.
- Migração ou deslocamento do cateter.
Fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cateter-portacath-traz-beneficios-ao-paciente--/6678/42/
Com amor,
Lua
Comentarios