Que tal organizar um chá de lenço?
- Luana Lessa
- 27 de mai. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 6 de jun. de 2019
Antes mesmo de começar minha quimioterapia, assim que descobri o câncer, eu decidi cortar meu cabelo. Na época ele estava bem grande e o médico tinha me falado que ele poderia um não cair, que cada organismo reage de um jeito. Eu sabia que sentiria muito mais se ele caísse na forma em que estava do que se ele estivesse mais curto e por isso, cortei e doei meus cabelos para que naquele momento, outra pessoa que estivesse perdido os seus pudesse ficar bem e feliz. Em breve eu farei um post sobre minha doação e qual foi minha relação com a queda de cabelo, o post de agora é sobre como "celebrar" isso! Eu já tinha ouvido falar sobre Chá de Lenço e comecei a pesquisar várias referências pra poder organizar o meu.
Mais Luana, o que é um Chá de Lenço? O chá de lenço nada mais é do que uma festa organizada pelo paciente quimioterápico ou pela família e amigos, com o intuito de presentear a pessoa com lenços, perucas, produtos de beleza, ou seja, qualquer coisa que ajude na autoestima da pessoa que está prestes a perder o cabelo. Meu cabelo já tava dando sinais de que não iria ficar comigo então eu mesma tratei de organizar o meu. E como organizar um chá de lenço?
1. Escolha um tema
Qualquer coisa temática fica mais legal né? Se vocês pesquisarem na internet dos poucos chás de lenço que aparecem, a maioria deles está ligada ao câncer de mama e por isso geralmente é usado o lacinho símbolo e a cor rosa como decoração. Meu caso era um Linfoma de Hodgkin e eu queria que tivesse um tema e os cactos não saiam da minha cabeça. Então busquei muitas referências no Pinterest e no Google mesmo sobre festas com o tema de Cacto e com isso bati o martelo que meu tema seria: Cactos! Mais tarde eu entendi que eles eram a melhor escolha que eu poderia fazer. Com seu tema escolhido, comece a buscar paleta de cores, artigos decorativos, use e abuse da sua criatividade para deixar seu chá sua cara!

2. Quem convidar e onde fazer?
Lembre-se do seu momento e da sua situação. Se você já começou sua quimioterapia o ideal é que seja o mais intimista possível e de preferência na sua casa, próximo de tudo o que você pode necessitar! Caso você ainda não tenha começado o tratamento, escolha o local de sua preferência. Como eu já tinha começado o meu tratamento e estava vindo de uma semana em que passei muito mal, resolvi fazer na minha casa mesmo e dividir em dois fins de semana, pra me ajudar a receber todos. Eu realmente convidei TODO MUNDO que é e estava sendo importante pra mim naquele momento e foi lindo! Cada um que se disponibilizou a ir e me dar um abraço, fez toda a diferença nos meus dias. Até porque eles não estiveram presentes apenas ali por mim, eles permaneceram comigo por todo o tratamento e eu não poderia ser mais abençoada com tanto amor! Cada pessoa que for escolhida por você vai trazer uma energia e dose de amor que recarregue toda a energia que puder estar em baixa, então realmente só convide quem te quer bem <3! ATENÇÃO CONVIDADO: Lembre-se do momento delicado e da nossa imunidade portanto, mesmo você querendo muito estar por perto, se tiver qualquer sinal de doença deixe o abraço pra outro momento!
Uma dica legal de onde fazer os convites é utilizar o site Canva. Lá tem vários modelinhos de convite grátis que você pode fazer e assim enviar pro seus convidados! Foi assim que eu fiz o meu!

3. O que levar de presente?
Vale de tudo para deixar nossa autoestima em peso! Lenços, Boinas, Chapéus, Turbantes, Maquiagem, Perfume, Peruca, Tiaras e etc. Pense sobre a pessoa que você está levando e o que ela mais vai gostar. Se ela é fã de livros, leve um livro! Se for fã de maquiagem, leve maquiagens! Se for fã de chocolate, pode levar chocolate! Outra dica é fazer um outro convitinho indicando o que você gostaria de ganhar, assim você facilita muito a vida dos seus convidados! Eu ganhei de tudo um pouco e fiquei muito feliz!!

4. E os comes e bebes?
O ideal é sugerir que cada convidado leve um prato de salgado ou doce. Caso você ainda consiga fazer coisas e correr atrás de buffet, peça que cada convidado contribua com uma bebida. Assim facilita pra você e todo mundo. Lembre-se sempre do seu momento e todo cuidado é pouco! Como nesse momento ficamos cheios de restrições, tome bastante cuidado e alimente-se dentro das suas possibilidades!

5. E quais atividades fazer?
Essa foi a parte mais difícil pra mim. Como deixar tantas pessoas animadas? Eu coloquei música! Mas vale alugar um karaokê e deixar todo mundo se divertindo, instalar video-game, fazer várias partidas de jogos de tabuleiro e o que mais sua cabeça conseguir pensar! No meu dia eu não estava muito legal, então ficamos apenas por conta do som e conversas, o que já foi bastante válido! Eu distribui lacinhos com a cor do linfoma para que cada um dos convidados usa-se durante o chá e pedi que cada um escrevesse um bilhetinho pra mim! Eu iria ler cada um deles em voz alta depois, mas não tive condições emocionais pra isso! Se você for mais forte que eu, sugiro tentar adivinhar cada bilhetinho e se errar pagar uma prenda - hahahaha -! O mesmo vale para os presentes, tentar adivinhar cada um. Em uma das minhas pesquisas, eu vi que também é sugerido se o paciente não se importar, reunir todos e raspar o cabelo naquele momento. Eu não consegui.

O tom do seu chá de lenço vai ser dado por você e seus convidados, então aproveite! É maravilhoso receber energia de pessoas que só te querem bem e depois abrir cada um dos presente e ver as milhões de alternativas que você vai ter num momento delicado! Vale a Pena! FORÇA E VAMOS FAZER UM CHÁ DE LENÇO?
Com amor,
Lua
Comments